sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Como evitar dores nas costas durante a pilotagem


Todo mundo que já teve a oportunidade de pilotar uma motocicleta sabe o quão prazeroso é pegar uma estrada, tendo diante de si, longos quilômetros a serem percorridos, entretanto, ao fazer isso por muito tempo, o seu corpo começa a protestar e um dos sinais mais evidentes disso – além da dor nos glúteos – são as dores que acometem as costas.

Uma breve análise sobre a questão aponta que as dores nas costas surgem em função de sua postura de pilotagem e esta é reflexo de três fatores: um reside sobre o tipo de motocicleta que você pilota, outro relaciona-se às suas medidas e um terceiro tem relação com algumas peças de sua moto.

Tipos de motocicleta
Basicamente existem três tipos de motos: standard, cruiser e esportivas. Cada uma delas deixa o corpo em uma determinada posição, em função de como ficam assentados o tronco, as pernas e pés e as mãos e braços.


Modelos trail são um dos mais recomendados a longas jornadas


Standard

Neste tipo de motocicleta podem ser classificadas as tourings e trails e são estas as que proporcionam uma posição de pilotagemmais ereta possível, com as pernas e pés diretamente abaixo da linha do tronco e com os braços e mãos retos no guidão. Sem dúvida, este tipo de moto é o mais recomendado para as longas distâncias.


Numa cruiser (ou custom), embora o tronco fique ereto, as pernas não absorvem impactos.

CruiserO segundo melhor tipo de moto para se viajar são as cruisers, pois assim como acontece nas standard, nelas o tronco e os braços ficam eretos (a não ser que você esteja pilotando uma equipada com guidões “seca-sovaco”), enquanto que suas pernas e pés estão deslocados um pouco à frente do tronco. Neste caso, elas não terão capacidade de sustentar da mesma maneira que numa cruiser o seu corpo, o que acaba transferindo o efeito dos impactos oriundos da suspensão traseira, principalmente, para as costas.


Numa moto de caráter mais esportivo, o conforto não é o item privilegiado.
Esportivas
Já este tipo de moto é o menos indicado para quem pretende fazer jornadas mais longas, já que nelas, a posição de pilotagem em vez de privilegiar o conforto, objetiva a performance. Com o tronco inclinado para frente, este sobrecarrega as mãos, que acabam recebendo maior carga, enquanto que os pés, deslocados para trás, não sustentam nada de peso – e na ausência de carenagem, o piloto acaba ainda recebendo toda a força do vento na cabeça e pescoço.
Seu corpo
Além do tipo de motocicleta escolhida, as suas medidas corporais em associação com alguns itens da moto, irão influenciar nesta equação. Por exemplo, se você for um cara (ou mulher) alto(a), isso irá exigir certas alterações na moto para minimizar os efeitos da longa pilotagem.

No caso do guidão, é bom erguê-lo, o que fará com que você não fique tão arqueado sobre a frente da motocicleta, proporcionando uma grande melhoria em conforto. No caso das pedaleiras, se for possível, procure baixá-las para fazer com que suas pernas fiquem o menos flexionadas possível. Caso sua moto não ofereça este recurso, o mercado de acessórios está cheio de opções reguláveis. Agora se você for baixinho(a), o ideal é baixar o guidão e levantar as pedaleiras, de modo que você encontre melhor ergonomia sobre a moto.

Por falar em acessórios, hoje você pode encontrar também guidões e risers com as mais diferentes medidas para seu maior conforto. Isso se dá também com os assentos. Embora muitas motocicletas possuam bancos que saem de fábrica com duas opções de altura, verifique no mercado se não há um mais adequado às tuas medidas, tanto se for alto ou baixo demais. Em muitos casos, lojas especializadas fazem bancos sob medida.


Experimente fazer algumas destas mudanças em sua moto. Pode ser que sua próxima viagem não seja tão cansativa. Suas costasvão lhe agradecer – e você também.




Fonte: Metzeler Ridexperience Blog (http://br.ridexperience.metzeler.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário